Você já ouviu falar na marca MICHAEL
KORS? Se a resposta for negativa não se preocupe. Afinal você não irá
demorar muito para conhecê-la. A marca americana, comandada pelo
estilista de mesmo nome, combina casualidade e sofisticação para compor o
estilo esportivo luxuoso, mas acessível, que anda fazendo a cabeça, os
pés e as mãos de milhares de americanas, celebridades e mais
recentemente das brasileiras habituais à uma passadinha em Nova York ou
antenadas em moda.
A história
Karl Anderson, Jr., mais conhecido
como Michael Kors e filho de uma ex-modelo, nasceu no dia 9 de agosto de
1959, em Long Island, subúrbio da cidade de Nova York. O talento do
estilista para atrair holofotes se manifestou logo na infância, quando o
então ator mirim vivia entre constantes viagens rumo ao centro da
cidade para participar de testes de comerciais. Depois, estudou design
de moda na Fashion Institute of Technology, badalada e
conceituada instituição nova-iorquina e, com apenas 19 anos, já criava
coleções para a histórica butique Lothar’s, ponto de encontro de
fashionistas na Manhattan dos anos de 1970. Não demorou muito para
atrair a atenção das revistas de moda e, daí para o lançamento de sua
marca própria, em 1981 e com a ajuda de seu sócio John Orchulli, foi uma
consequência rápida.
A primeira coleção de roupas
femininas MICHAEL KORS, que traduzia a mistura entre a sofisticação e a
sensibilidade modernista, foi parar direto nas luxuosas araras e
prateleiras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como
por exemplo, Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor, Neiman
Marcus e Saks Fifth Avenue. O estilo de MK, como ele ficaria conhecido,
foi influenciado, principalmente, pelo estilista Roy Halston, ícone da
moda americana nos anos de 1960 e 1970, que chegou a vestir ícones como
Liza Minelli e Elizabeth Taylor, além da bela Jacqueline Kennedy. Sua
combinação de luxo e sofisticação com a simplicidade de uma camiseta deu
novo sentido ao termo “sportswear” e era dedicada a mulheres de
qualquer idade e qualquer nacionalidade, que fossem ligadas em moda, mas
longe de consideradas “fashion victims” (termo criado para descrever
pessoas que compram qualquer peça que apareça nas páginas de revistas
especializadas, sem nenhum discernimento). Seu segredo era mesclar peças simples e esportivas com detalhes luxuosos e muito brilho, especialmente combinando camisetas básicas com pérolas e saias clássicas até os joelhos, jeans com estolas de pele ou mesmo vestidos de jérsei com pesadas jaquetas de esqui. O sucesso nos primeiros anos foi enorme. Em 1983 recebeu seu primeiro prêmio por originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award, e desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, como ele mesmo costuma se intitular, já foi nomeado para um sem número de premiações de talento e reconhecimento. Já em 1984 suas coleções estrearam nas passarelas. E no final desta década, a marca expandiu sua linha de produtos com o lançamento de sua primeira coleção de calçados femininos. No início da década seguinte, como forma de conquistar outro público alvo, a marca lançou a KORS LIGHT, uma linha de roupas mais acessíveis que a original. Outro evento importante ocorrido nesta época foi a primeira campanha da marca protagonizada por Christy Turlington e fotografada por Steven Meisel. Kors foi nomeado diretor criativo da maison francesa Celine em 1997, na qual permaneceu por seis anos, e foi apontado como o principal responsável por reinventar e trazer a marca de volta aos holofotes do mundo da moda.
Com coleções disponíveis nas maiores lojas de departamentos nos Estados Unidos, sua primeira loja própria foi inaugurada somente em 2000, no número 974 da Madison Avenue, em pleno coração de Nova York. Nos anos seguintes, a marca ganhou mais quatro endereços exclusivos: na Rodeo Drive, reduto do luxo mais famoso em Los Angeles, na costa oeste americana; em Manhasset, próximo a Long Island; em Tóquio, no Japão; e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda neste período, ampliou sua linha de atuação ao lançar acessórios femininos como bolsas, sapatos e óculos de sol; as primeiras fragrâncias; uma completa linha de relógios, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas; além de sua coleção de roupas masculinas. A partir de 2004, o estilista criou duas novas linhas: MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, que incluía também acessórios de couro e alfaiataria masculina; e a KORS, composta por versões fiéis em tecidos alternativos e, portanto, de menor valor, das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados. E foi justamente a partir deste momento quando Kors começou a aparecer como jurado do popular programa de TV Project Runway, que a marca realmente decolou. Um ano antes, ele se associou a John Idol, antigo executivo da Ralph Lauren, para expandir a marca para as massas, criando assim um “luxo populista”.
Desde então, os negócios da marca MICHAEL KORS vêm se expandindo mundialmente em uma velocidade vertiginosa. O resultado: além de lançar oficialmente sua aclamada coleção de relógios no Brasil em 2008, a marca inaugurou em 2010 sua maior loja âncora em plena cidade de Paris, na chique e sofisticada Rue St. Honoré. O estilista Michael Kors, que invariavelmente veste camiseta preta com blazer da mesma cor, detém atualmente 2% das ações da empresa. O restante, que já pertenceu ao conglomerado de luxo LVMH, foi comprado em 2003 pela Sportswear Holdings, empresa comandada pelos investidores Silas Chou e Lawrence Stroll, que após a abertura de capital na Bolsa de Valores, em 2011, ganharam muitos sócios investidores. E o sucesso da marca foi tanto nos anos seguintes, que hoje em dia é difícil caminhar pelas ruas de uma grande cidade como Nova York ou andar pelo metrô sem avistar inúmeras bolsas ou os grandes e chamativos relógios da marca, que une o glamour europeu com a praticidade americana. E não por acaso, Michael Kors Michael entrou para a restrita lista dos bilionários do mundo da moda.
A linha do tempo
1985
● Lançamento de uma linha de roupas de cashmere.
1989
● Lançamento da primeira coleção de calçados da marca.
1992
● Lançamento de algumas poucas peças para o público masculino.
2000
● Lançamento do perfume feminino MICHAEL KORS, que se tornou um fenômeno de vendas.
2001
● Lançamento do primeiro perfume masculino da marca.
● Lançamento de uma linha de acessórios femininos, composta por bolsas, além da primeira linha de óculos de sol.
2002
● Lançamento de sua primeira coleção completa voltada para o público masculino.
● Inauguração de lojas em Londres e Tóquio.
2003
● Lançamento do perfume feminino MICHAEL SHEER.
2004
● Lançamento da linha MICHAEL MICHAEL KORS,
que incluía moda praia e acessórios, como malas e pequenos artigos de
couro, cintos e calçados, além de óculos e relógios, tanto para homem
como para mulher.
● Lançamento da linha KORS, composta por peças mais acessíveis em termos de preço.
● Lançamento da primeira coleção de relógios da marca.
2005
● Lançamento do perfume ISLAND MICHAEL KORS.
● Lançamento da linha praia e da linha infantil.
2006
●
Inauguração da primeira loja especializada em acessórios da marca.
Atualmente existem mais de 60 unidades da MICHAEL KORS especializadas em
acessórios.
2009
● Lançamento da linha de perfume VERY HOLLYWOOD MICHAEL KORS.
Além disso, em colaboração com a Estée Lauder, foi lançada uma coleção
de maquiagens para complementar o novo perfume. Em sua primeira
experiência com cosméticos, o estilista deu preferência a tons
marcantes, mas cheios de transparências. A coleção era composta por 19
itens distribuídos em duas famílias de cores: Bel Air Beige e Pink
Rodeo. Cada uma contava com duas cores de batom FPS 15, dois tons de lip
gloss, um blush, um duo de sombra, um lápis de olho e um esmalte.
2010
● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Munique na Alemanha.
2012
● Inauguração da primeira loja na cidade de Madri.
2013
●
Lançamento de uma trilogia de perfumes (Sporty Citrus, Sexy Amber e
Glam Jasmine). As três novas fragrâncias são parte de uma nova coleção
de beleza que inclui uma linha de maquiagem, cosméticos para corpo e
outra linha para o sol.
O queridinho das celebridades
Fora de seu ateliê, Michael Kors
sempre viveu às voltas com organizações de eventos de caridade e
compromissos sociais ao lado das pessoas que prestigiam seu trabalho e,
portanto, sempre foi figura constante na mídia internacional. A lista de
fãs e clientes célebres do estilista é longa e inclui beldades como
Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Sharon Stone, Madonna,
Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Barbara Streisand e Liv Tyler. Em 1999,
a atriz René Russo, outra cliente devota de Michael Kors, desfilou um
figurino exclusivo do estilista em “Thomas Crown - a arte do crime”,
refilmagem de um clássico homônimo de 1968 dirigido por John McTiernan.
Já em 2009, o estilista queridinho dos ricos e famosos, ganhou mais uma
admiradora de peso: a primeira-dama Michelle Obama, que escolheu um
modelo do estilista (um charmoso tubinho preto) para sua primeira foto
oficial ao lado do marido presidente, e continua usando roupas e
criações de Michael Kors em seu cotidiano. Apesar dessa constelação de
clientes famosas, a maior parte das criações do estilista está ao
alcance de muito mais mulheres do que se imagina. Isso porque seus
preços em nada lembram aos de outras grifes internacionais de luxo, que
ficam sempre na casa dos milhares de dólares.
A identidade visual
O logotipo da marca pode ser
aplicado de várias formas (como mostra a imagem abaixo), incluindo as
tradicionais iniciais MK (dentro de um círculo), que invariavelmente
aparecem em muitos produtos, especialmente em suas bolsas.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador: Michael Kors
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Michael Kors Holdings Limited
● Capital aberto: Sim (2011)
● Chairman & CEO: John Idol
● Diretor criativo: Michael Kors
● Faturamento: US$ 3.31 bilhões (2013/2014)
● Lucro: US$ 661.5 milhões (2013/2014)
● Valor de mercado: US$ 12.7 bilhões (abril/2015)
● Lojas: 500
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.100
● Segmento: Moda
● Principais produtos: Roupas, acessórios, bolsas, perfumes e relógios
● Concorrentes diretos: Kate Spade, Coach, Tory Burch, Donna Karan e Calvin Klein
● Ícones: As bolsas e os relógios
● Website: www.michaelkors.com
A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca, que
englobam desde roupas, bolsas, sapatos até acessórios, perfumes,
relógios e óculos, são comercializados em mais de 3.700 pontos de venda
de lojas de departamento e multimarcas do mundo e através de
aproximadamente 500 lojas próprias, entre as quais algumas delas no
formato de outlet. Boa parte de suas lojas próprias está localizada nos
Estados Unidos, tendo também unidades no Canadá, Inglaterra, Alemanha,
Itália, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, França, Japão, entre
outros. No Brasil são 4 lojas da marca, cuja primeira unidade foi
inaugurada em 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
Você sabia?
●
Uma curiosidade sobre Michael Kors, também conhecido por seu cargo de
jurado do reality show Project Runway até 2012, é o fato do estilista
não saber costurar. Ele apenas concebe e desenha suas criações.
As fontes:
as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa
(em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e
Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente
checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e
Hoovers).
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